16/11/07
"Johnny Allen Hendrix, mais tarde renomeado para James "Jimi" Marshall Hendrix, (Seattle, 27 de novembro de 1942 — Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista americano, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (do The Kinks), e Pete Townshend (do The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Finalmente, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon (dos Beatles), Elvis Presley e Mick Jagger (dos Rolling Stones)." (Wikipédia)
Em relação à minha escolha para a recordação de hoje, ela só poderia recair sobre o clássico "All Along The Watchtower". Originalmente escrita e composta por Bob Dylan em 1967, Hendrix tornou esta canção folk-rock em puro rock eléctrico. Eu até nem sou um adepto dos solos de guitarra, mas com este é impossivél ficar indiferente. É quase hipnotizante a forma como Hendrix dedilha aqueles acordes, e "saca" de lá um som simplesmente divinal. Aliás, Hendrix tinha a particulariedade de ser canhoto e tocar guitarra para destros, o que significa que as cordas estavam invertidas.
Infelizmente, este mágico da guitarra, já não se encontra entre nós, pois foi vitíma de afixiamento no seu próprio vómito após ter ingerido 9 pílulas para dormir.
0 comentários:
Enviar um comentário