dEUS - suds & soda 94'/ little arithmetics 96'/ instant street 99'

30/11/07


Os dEUS são uma banda de rock alternativo belga, formada em meados de 1991. A banda começou tocando covers de bandas, como os Pixies, Velvet Underground, Violent Femmes, Neil Young..., em pequenos clubes da Flandres, Bélgica.

A banda lançou até ao momento, 4 álbuns de originais. Worst Case Scenário de 1994, A Bar Under The Sea de 1996, The Ideal Crash em 1999 e o último, Pocket Revolution de 2005. Pelo meio editaram um EP (?) My Sister, My Clock em 1995 e um best-of, No More Loud Music em 2001.

Mas o meu iniciamento a sério nesta banda, deu-se por volta de 1999, após o lançamento do 3º álbum, The Ideal Crash. O som era completamente novo e refrescante para mim, o que me levou a precisar de várias audições, até finalmente ter captado a essência e qualidade da banda. Na altura diziam-me que este era o pior dos 3 trabalhos dos dEUS até à data, o que me levou a querer ouvir os álbuns anteriores, pois se havia gostado deste, então iria querer saber como soavam os 2 álbuns anteriores.

Iniciei então o meu pequeno périplo no universo dEUS, com Worst Case Scenário, e logo aos 1ºs acordes do violino em "Suds & Soda", fiquei rendido... A música é um misto de caos... com melodia, e aquilo encaixava perfeitamente e soava muito bem nos meus ouvidos. A música encheu-me logo as medidas. E o restante álbum não ficou atrás.

Seguiu-se A Bar Under The Sea, o 2º álbum... e aí pude dizer: dEUS afinal é grande e fantástico. É um álbum grandioso. Nada até à data era tão inovador e interessante como os dEUS...
Tal como já havia mencionado em cima, eu iniciei-me no universo dEUS com o 3º álbum, The Ideal Crash, e foi na tournée de promoção a esse álbum, que vi os dEUS pela 1ª vez ao vivo. Foi em 1999, no Festival Paredes de Coura e posso garantir... que esse concerto figura no meu top 3 de concertos. E eu já vi muita coisa... Muito bom mesmo.

Espera-se que a banda volte aos discos num futuro próximo, para lançar o sucessor de Pocket Revolution de 2005.




Parabéns...

29/11/07

Hoje é dia de festa aqui no meu seio familiar. A pessoa mais importante da minha vida, faz hoje 50 aninhos.


Parabéns Mãe!!!

Les Savy Fav - patty lee


"Patty Lee" é o 1º single de Let's Stay Friends, o novo álbum dos americanos Les Savy Fav e que tem um vídeo assim...

God bless YouTube

Bem... eu só posso estar agradecido a quem se lembrou de criar o YouTube, pois momentos como este... dificilmente seriam mostrados !!!
Aqui está mais uma razão para gostar tanto desta banda. Deve ter sido um momento inesquecivel para quem lá esteve de certeza. Apreciem a enorme festa em palco...


P.S. - E ver o Stone como lead guitar no 2º solo... é um momento raro!!! (coisas de fã, não liguem)

Battles - atlas

28/11/07


Banda de Nova-Iorque que editou este ano o seu álbum de estreia, Mirrored, do qual faz parte esta «intrigante» "Atlas".



No fundo... no fundo...

27/11/07

No fundo... no fundo... existe uma réstea de esperança em mim que me faz acreditar que é possível ganhar !!!

The Shins - australia


"Australia" foi o segundo single a ser extraído do último e fantástico álbum dos The Shins, Wincing The Night Way, que foi editado no ínicio de 2007... e que eu injustamente há mt tempo que o deixei na prateleira sem pegar nele. É para mim um dos melhores álbuns editados neste ano que está a findar.

Engano no hino croata..

26/11/07


Vinha eu calmamente a fazer a estrada que liga Bragança a Penafiel, como muitas vezes faço às segundas de manhã, quando no programa Linha Avançada da Antena 3 surge uma notícia no minímo hilariante. Ao que parece, no início do jogo de qualificação para o Euro 2008 Inglaterra-Croácia, mais propriamente na parte dos hinos nacionais, "Tony Henry, cantor de ópera britânico, actuou perante os 80 mil espectadores do novo Estádio de Wembley e no fim do hino croata cometeu um erro que, para quem não conhece a língua, até pode ser perdoado. O cantor devia ter dito «Mila kuda su plania», que quer dizer «sabes querida como gostamos das tuas montanhas». Em vez disso, Henry entoou «Mila kura si planina», que significa «minha querida, o meu pénis é uma montanha»". (Mais Futebol)


Escusado será dizer que me desfiz em risos por largos minutos!!!!

Federico Aubele - maria josé/ en cada lugar


O músico e compositor argentino Federico Faubele editou este ano o seu 2º álbum, intitulado de Panamericana, do qual fazem parte este dois fantásticos temas "Maria José" e "En Cada Lugar", que nos remetem um pouco para o universo dos também argentinos Gotan Project.

O músico vai estar presente amanhã em Braga para fazer a 1ª parte do concerto de Josh Rouse... ao qual já referi que irei estar presente por várias vezes.


A minha alma...

23/11/07

A minha alma está parva com esta notícia. Eu sei que a estupidez das pessoas por vezes ultrapassa os limites do aceitável, mas isto é completamente inaceitável e incrível. Estou incrédulo!!! Mas como é que isto é possível em pleno séc. XXI num país que se diz democrático e desenvolvido. Era fazer o mesmo a quem deixou a rapariga sozinha naquela cela junto com aqueles homens. Enfim...

Josh Rouse - directions 00'/ miracle 02'/ sparrows over birmingham & love vibration 03'


Josh Rouse é um músico/ compositor americano que desde 1998 tem vindo a afirmar-se como um dos melhores valores da música folk e indie americana. Nascido e criado no Nebraska, EUA, Josh mudou-se há uns anos atrás para o sul de Espanha, para viver com a sua namorada Paz Suay, também ela cantora. Mas esta mudança não impediu o cantor de continuar a deliciar o seu público com belas e melodiosas canções.

Em relação ao meu primeiro contacto com a música de Josh, "Love Vibration" do álbum 1972 de 2003 foi a 1ª música que ouvi e que logo me cativou e me fez querer conhecer aprofundadamente as suas músicas.

Volvidos 9 anos sobre a sua estreia com o álbum Dressed Up Like Nebraska, o músico voltou às lides discográfica este ano com Country Mouse, City House. Em relação a este último álbum, eu já havia falado dele aqui e mais recentemente aqui.

E tal como já havia referido num dos links anteriores, o músico prepara-se para voltar aos palcos portugueses na próxima semana, com concertos na Aula Magna em Lisboa dia 26 e no Theatro Circo de Braga no dia seguinte. Eu estarei em Braga para aplaudir e disfrutar ao máximo as maravilhosas canções de Josh Rouse.









Jorge Palma - olá (cá estamos nós outra vez)

22/11/07


O nosso querido Jorge Palma continua e bem no 1º lugar do nosso top de vendas com o seu mais recente Vôo Nocturno, um pouco devido ao enorme sucesso do 1º single "Encosta-te a Mim" que roda em tudo o que é rádio. Mas Vôo Nocturno é mais do que "Encosta-te a Mim". É um álbum de Palma, recheado de grandes músicas, do qual destaco a fantástica "Olá (Cá Estamos Nós Outra Vez)". Fantástica mesmo...



Porra...

21/11/07

Porra... Estes gajos queriam me dar cabo do coração hoje!!!

Micro Audio Waves - down by flow


Os Micro Audio Waves são um projecto português de música electrónica que lançaram este ano o seu novo álbum, Odd Size Baggage, do qual "Down By Flow" é o 1º single.


Pigeon Detectives - i found out

20/11/07


Novo single para Wait For Me, o novo álbum dos britânicos, Pigeon Detectives.


É tão bom...

É tão bom acordar de manhã com uma enorme dôr no peito e não saber que porra aconteceu para me estar a doer desta maneira.

É tão bom levantar cedinho num dia de folga matinal, e levar o carro ao mecânico para consertar uma pequena coisa, e chegamos ao fim e dizem-nos que para além daquela pequena coisa, o carro também tem problemas nas luzes do computador de bordo, na luz da marcha-atrás, na luz de matrícula, nas escovas.... e nos pneus de trás.

É tão bom andar na estrada e ver num raio de 5 km 2 acidentes, em que o 1º foi um embate frontal, e o 2º um capotamento.

Dass... Já não bastava ter que acordar cedo, ainda tenho que levar com isto!!!

Bon Iver - skinny love

19/11/07


Bon Iver é mais um excelente músico da nova fornada de folkers norte-americanos, que lançou este ano o álbum For Emma, Forever Ago, do qual faz parte esta belissíma "Skinny Love".



Natal chegou mais cedo...

18/11/07

O natal chegou mais cedo para mim...



Há que tempos que queria pegar nisto...

Gabba, Gabba Hey!!!

Jimi Hendrix - all along the watchtower 68'

16/11/07


"Johnny Allen Hendrix, mais tarde renomeado para James "Jimi" Marshall Hendrix, (Seattle, 27 de novembro de 1942 — Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista americano, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (do The Kinks), e Pete Townshend (do The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Finalmente, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon (dos Beatles), Elvis Presley e Mick Jagger (dos Rolling Stones)." (Wikipédia)

Em relação à minha escolha para a recordação de hoje, ela só poderia recair sobre o clássico "All Along The Watchtower". Originalmente escrita e composta por Bob Dylan em 1967, Hendrix tornou esta canção folk-rock em puro rock eléctrico. Eu até nem sou um adepto dos solos de guitarra, mas com este é impossivél ficar indiferente. É quase hipnotizante a forma como Hendrix dedilha aqueles acordes, e "saca" de lá um som simplesmente divinal. Aliás, Hendrix tinha a particulariedade de ser canhoto e tocar guitarra para destros, o que significa que as cordas estavam invertidas.

Infelizmente, este mágico da guitarra, já não se encontra entre nós, pois foi vitíma de afixiamento no seu próprio vómito após ter ingerido 9 pílulas para dormir.

Eddie Vedder - guaranteed

15/11/07


Última faixa para a banda-sonora de Into The Wild, composta totalmente por Eddie Vedder, e que parece ter fortes possibilidades de concorrer aos óscares para a melhor canção. Por mim... concorria... e ganhava!!!



Estou seriamente...

14/11/07

Estou seriamente a precisar de apanhar uma alta bebedeira. Ou então... de umas férias!!!

Música que enche a minha alma

(foto de Piotr Kowalik)

Como a maioria das pessoas que passam neste blog devem saber, eu tenho um fascinío enorme por música. Realmente a música é parte da minha vida. Sem ela o Vitor Kintela aka Corduroy não era o mesmo. É uma paixão enorme que tenho por esta arte, que vive dentro de mim 24 sobre 24 horas. Mas como é óbvio, nem tudo o que se apelida de música enche as minhas medidas.

Mas perguntam vocês: "Qual é afinal o propósito deste post? Simples. Há uma música que descobri há relativamente pouco tempo, que não me sai da cabeça... nem dos ouvidos. Já comprei o álbum... mas só ainda consegui ouvir aquela música. Sinceramente, acho que nunca uma música conseguiu tamanho feito em todos estes anos da minha vida. Ela está em todo o lado. Aquela voz melancólica e ternurenta... o som do piano... a letra que ecoa em todo o lado e ao mesmo tempo. É daquelas músicas que me enche a alma completamente... e que todas as palvaras são poucas para a descrever. O melhor é mesmo ouvir, fechar os olhos e deixar-se levar pelo som do piano e melancolia da voz.

"I climbed the tree to see the world"

Já havia partilhado esta música com vocês neste post, mas neste momento sinto que a devo partilhar mais uma vez com vocês... e aproveitar para a dedicar a uma boa amiga da comunidade bloguista que está a atravessar + um momento delicado da sua vida... e desejar-lhe do fundo do coração que encontre o seu caminho... e que siga em frente de cabeça erguida, lembrando sempre com um sorriso na cara os momentos bons do passado. Esta música é dedicada a ti Leonor. Muita força...





There is a house built out of stone


Wooden floors, walls and window sills...


Tables and chairs worn by all of the dust..


This is a place where I don't feel alone


This is a place where I feel at home......



Cause, I built a home for you, for me


Until it disappeared, from me, from you


And now, it's time to leave and turn to dust........



Out in the garden where we planted the seeds


There is a tree as old as me


Branches were sewn by the color of green


Ground had arose and passed it's knees



By the cracks of the skin


I climbed to the top


I climbed the tree to see the world


When the gusts came around to blow me down


I held on as tightly as you held onto me


I held on as tightly as you held onto me......



Cause, I built a home, for you, for me


Until it disappeared from me, from you


And now, it's time to leave and turn to dust........

Josh Rouse - hollywood bass player


Mais uma música do novissímo de Josh Rouse, Country Mouse, City House, que o artista vém apresentar ao nosso país este mês, mais precisamente a 26 na Aula Magna em Lisboa, e no dia seguinte em Braga no Theatro Circo, do qual já tenho bilhete.


Arcade Fire - neon bible

13/11/07


Simples, arrebatadora e com uma melodia bem agradável de se ouvir, "Neon Bible" é a faixa que dá nome ao último álbum de originais dos canadaenses Arcade Fire. A música teve direito a um vídeo interactivo, que podem ver e participar aqui. Um outro vídeo relativo a esta música, é este aqui e mostra a banda a tocar "Neon Bible"... num elevador. É um momento deveras único e singular... só ao alcance de uma grande banda.



Alguém viu...

12/11/07

Alguém viu a equipa do Sporting jogar futebol este fim-de-semana?? É que eu estive a olhar para a TV mas não vi a equipa a jogar futebol. Vi foram 11 "gajos" vestidos de preto a arrastarem-se pelo campo. Que miséria... Ainda por cima, nem o meu Penafiel ganha.

Digitalism - pogo (maximized by punks jump up)


"Pogo" é parte integrante do primeiro longa-duração dos germânicos Digitalism, que aqui é remixada brilhantemente pelos britânicos Punks Jump Up. Sem dúvida que é uma música super viciante e bastante dançável... para quem gosta do género.

Badly Drawn Boy - silent sigh 02'

09/11/07


Badly Drawn Boy é um músico/ compositor inglês do qual só tomei conhecimento da sua música através do filme About A Boy, do qual é autor da banda-sonora na sua totalidade. E a música que trago para recordação hoje, é "Silent Sigh" que é parte integrante dessa banda-sonora, e é talvez uma das suas músicas mais conhecidas.
O músico já editou 5 álbuns, tendo o último sido editado o ano passado.



Fico fulo...


Fico fulo quando não me avisam as coisas atempadamente. É que estarem a tirar-me da cama quando não preciso, é algo que me deixa POSSUÍDO!!! Ainda por cima tive de rejeitar o convite para a noite de apresentação das noites do Quase Humor na Taverna SVBVRA em Braga, pois tenho aula à sexta-feira de manhã. E quando chego hoje à escola dizem-me: "Ah, a gente enviou um papelinho para casa, para os pais tomarem conhecimento que no dia 9 os alunos não iriam ter aulas extra-curriculares, pois iria ser o magusto". E AVISAREM-ME NÃO??!!

Moving Units - pink thoughts

08/11/07


Os Moving Units são uma banda americana de Los Angeles que acaba de editar o seu 2º longa duração este ano, chamado Hexes For Exes. "Pink Thoughts" é o tema de abertura do álbum e um dos temas mais bem conseguidos sem dúvida.


Há dias...

07/11/07

Há dias em que só me apetece dizer: FODA-SE!!!!

(peço desculpa pelo palavrão usado em cima, mas ao ver injustiça como esta, não há bons modos que resistam)

Clã - tira a teima


"Tira a Teima" é o 1º single para Cintura, o novo álbum dos portugueses Clã. Sem dúvida é o tema mais bem conseguido e forte do álbum.

Medo de andar na estrada

06/11/07

Hoje em dia, e ao ver notícias deste género, fazem com que sinta cada vez mais medo de andar na estrada. Ao que consegui perceber na Praça da Alegria, este fim-de-semana alargado houveram cerca de 900 acidentes, do qual resultaram 13 mortes. Isto sem contar com o acidente da referida notícia, pois assim o número subia para mais do dobro.
É um facto que muitas das nossas estradas são perigosas e sem o mínimo de segurança, mas isso não serve de desculpa para se andar na estrada como se fossem o Colin McRae ou Shumacher, ou até mesmo, para andar com altas taxas de alcoolémia no sangue. O facto de as nossas estradas serem pouco seguras, devia de funcionar como um mote para as pessoas andarem mais devagar e cumprirem as leis e não ao contrário. Ainda este fim-de-semana, na minha pacata freguesia de Novelas (onde reside e é natural essa atleta medalhada com o ouro olimpico, Fernanda Ribeiro), um condutor embriagado enfiou-se por uma ribanceira abaixo. Felizmente caiu sozinho, mas esta situação podia ser bem pior, pois podia ter afectado outros condutores.
Isto na sua maioria acontece pela falta de civismo dos condutores, que apenas sabem olhar para o seu umbigo e esquecem-se que não andam sozinhos na estrada.
É triste, mas sinceramente, cada vez que pego no carro, principalmente para me deslocar a Bragança pela IP4, sinto um enorme receio, não porque a estrada em si é um pouco perigosa (isto apesar dos melhoramentos), mas porque os condutores abusam e facilitam em demasia...

Sigur Rós - salka/ samskeyti


Os islandeses Sigur Rós regressaram este semestre às edições, com o lançamento de um dvd e um duplo álbum. O registo vídeo é baseado nas actuações ao vivo que a banda deu na sua terra natal em 2006. "O duplo álbum chama-se Hvarf/Heim : o primeiro disco constrói-se de faixas raras e inéditas tocadas ao vivo em formato acústico e o segundo contém versões acústicas e ao vivo de várias canções incluídas nos quatro álbuns de originais já editados pelos Sigur Rós". (in Blitz)

"Salka" é parte integrante de Hvarf e "Samskeyti" de Heim e ambas são sem dúvida mais um grande momento musical de rara beleza que só os Sigur Rós sabem oferecer.



Como pode ser possível

05/11/07

A minha alma fica parva ao ver notícias destas. Isto é anti-humano e inconcebível... num país que se considera democrático. Daqui a pouco só quando se estiver num caixão é que se considera que uma pessoa está incapacitada de realizar o seu trabalho. Que país este... Miséria!!!

A.A. Bondy - there's a reason


A.A. Bondy é um músico/ compositor do Alabama que lançou este ano American Hearts, um álbum de forte cariz folk, bem ao estilo americano. "There's a Reason" é um dos temas mais bem conseguidos do álbum e é bem representativo do ambiente do álbum. Se gosta de Ryan Adams, Josh Rouse... vai gostar deste disco sem dúvida.



Finalmente...

04/11/07


Finalmente, os novos episódios de LOST estão de volta ás tardes de Domingo na RTP. Já não era sem tempo!!!

Bob Dylan - mr. tambourine man 65' / hurricane 76'/ when the deal goes down 06'

02/11/07


Como devem saber, o senhor Bob Dylan já cá anda há uns valentes anos e já lançou cerca de 45 álbuns , logo o que não falta é informação sobre este senhor, por isso, deixo os detalhes da sua carreira para o wikipédia. É melhor...

A minha relação com a música do Sr. Dylan é bastante recente. Quando digo isto, digo em relação a um maior aprofundamento na obra do senhor, pois há muito tempo que sabia da existência de um Bob Dylan famoso algures. E este aprofundamento ainda é bastante pequeno, pois a obra é vasta. Mas daquilo que conheço, destaco fundamentalmente a capacidade do senhor em escrever canções. Dylan é um verdadeiro poeta na verdadeira ascensão da palavra. Em termos musicais, clássicos como "House of the Rising Sun" (sim esta música ficou conhecida primeiramente com os vocais de Dylan), "Masters of War", "Knockin' on Heaven's Door", "Like a Rolling Stone", "All Along the Watchtower" ou "Subterrenean Homesick Blues" são ainda hoje um marco do folk e rock americano e que são muitas vezes usadas para versões por parte de outras bandas. Mas as canções que destaco para hoje demonstram um pouco do evoluir da música de Dylan ao longo destes anos. Começamos em 1965 com "Mr Tambourine Man", passando por "Hurricane" de 1976 e atracando em 2006 "When the Deal Goes Down" do seu último álbum de originais The Modern Times.

Este ano acaba de ser editado mais um best of do senhor, intitulado de Dylan.






E porque vale sempre a pena mostrar a bela Scarlett Johanson, aqui fica o vídeo de "When The Deal Goes Down".



Ganda Halloween!!!

01/11/07

(foto retirada do Jornal Público online)


"Sim, é isso mesmo! Viu bem! Centenas de pessoas nuas com abóboras na cabeça correm pelas ruas de Boulder, no Colorado, EUA, na noite de 31 de Outubro, para mais uma edição da Naked Pumpkin Run. O que é afinal esta Naked Pumpkin Run? Para quem ainda tenha dúvidas, os organizadores da corrida, que até têm site (interdito a menores), em www.nakedpumpkinrun.org , esclarecem num espaço dedicado a perguntas e respostas: "O que é que lhe parece que é?" - sem mais. Existente desde 1999, a corrida é descrita como um acto contra a monotonia outonal de um grupo de adultos conscientes que correm por sua conta e risco. E a sensação, dizem, é "indescritível"...." (in Jornal Público online)


Só aqui é que não adoptam este método. Assim teria enormes sacos recheados de guloseimas para oferecer às meninas!!!!

Nova aquisição para a prateleira de cd's...

Como hoje à tarde não tinha nada para fazer, visto que, a minha namorada mora a 200 km de Penafiel (onde vivo) e os meus amigos simplesmente não andavam por cá, resolvi ir dar uma volta à FNAC do Norteshopping em Matosinhos. Resultado final: mais uma nova aquisição para a minha prateleira de cd's... hehehe. Eu sei... sou musicodependente!!! E o que comprei?? Isto...



Dave Matthews & Tim Reynolds - Live at Radio City

Isto é um duplo cd, que resulta de mais uma parceria ao vivo por parte de Dave Matthews e Tim Reynolds. Se o 1º é conhecido por ser o vocalista dos Dave Matthews Band, o 2º é conhecido por ser um enorme virtuosista da guitarra. Ambos já haviam editado em 1999 o álbum Live At The Luther College, do qual me apaixonei logo á 1ª audição, e que me acompanhou em muitas noites sem dormir, o que me levou a nem sequer hesitar a comprar este 2º volume... e ainda bem. É simplesmente fantástico. Espero sinceramente que ambos venham um dia a Portugal para um concerto. Seria divinal!!!

Se quiserem ouvir uma musiquinha... é só clicarem aqui e também aqui. Acreditem que não se arrependem!!!

The Cinematic Orchestra - to build a home


Há músicas que pela sua extrema beleza, quer instrumental ou quer vocal, dispensam qualquer tipo de comentários. Esta é uma delas.

"To Build A Home" é o single de apresentação do novo álbum da banda, intitulado de Ma Fleur.

Para escutar com muita atenção... e deixar-se levar pela melancolia das palavras e da fantástica voz de Patrick Watson.