Sexta - Feira 13

13/04/07


Eu não sou do tipo supersticioso em relação ás sexta-feiras 13, mas não é que hoje de manhã quando estava a vestir a minha indumentária de trabalho (fato de treino), vesti a minha t-shirt ao contrário!!!??? E não foi de propósito...
Será que vou precisar de proteção divina hoje??


Segundo o wikipédia, "Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio."

3 comentários:

Bia disse...

Eu faço anos a um dia 13.. e ja calhou em algumas sextas feiras... por norma nao sou supersticiosa, mas, nunca se sabe...

Mistica Verde disse...

Bem, nesta 6ªfeira 13, a Música no Coração anunica os TV on the Radio e os Gossip no SBSR enquanto o Sporting espeta 4 batatas ao Marítimo. Acho que posso dizer que não tive grande azar! :-)

Corduroy disse...

Mistica verde: de facto foi uma sexta-feira abençoada de coisas boas!!

Bia: nunca se sabe... mas tb não vale a pena pensar nisso!!