Alunos Especiais

25/09/07


Pela 1ª vez na minha curtissíma carreira de docente de Ed. Física, tenho 2 turmas de alunos com N.E.E. (necessidades educativas especiais). Mais propriamente, surdos-mudos. Quando soube fiquei um pouco em estado de choque, pois uma coisa é ter tido Educação Especial na faculdade e outra, é ter posto em prática esses ensinamentos estando em contacto com as pessoas. Pois eu não tive esse contacto. E mesmo as aulas teóricas... foram uma valente merda, pois a professora apenas lá ia para ditar uns textos e a gente escrevia como se tivéssemos na primária. O que aprendi? Zero... nada... niente!!!

Passado uma semana desde o início das aulas, o choque passou. Passou porque me apercebi que vai ser um desafio bastante enriquecedor, pois acredito que eles vão aprender tanto comigo, como eu irei aprender com eles, e que muito me vai beneficiar num futuro próximo. Por exemplo, o meu conhecimento de lingua gestual há 2 semanas atrás, era zero. Neste momento já sei dizer "sentar", "percebes?", "posso ir à casa de banho fazer chi-chi"... Como podem ver, já estou a aprender.

Mas acima de tudo, e o que é mais gratificante para mim, é a forma como eles se divertem a fazer as aulas... juntamente com os outros alunos... como se não houvessem diferenças.

7 comentários:

Paulo disse...

Não deve haver alegria maior para um professor do que ver os seus alunos felizes a aprender. E que bom é quando o professor também aprende com os alunos.

Fantástico!

Célia disse...

Faz-me lembrar uns cartazes que se têm visto por aí e que dizem: "Se vês a deficiência não vês a pessoa", ou algo do género. O que é certo é que é com essas pessoas que mais podemos aprender, pela sua maneira diferente de ver a vida.

Corduroy disse...

Nem mais Paulo. Qd realmente essas duas coisas se conjugam... é fantástico.
Penso tb já ter visto essa publicidade Canochas, e sem dúvida é uma verdade o que diz.

Miss Alcor disse...

Que lindo!!!!
Tenho a certeza que te vais dar muito bem! Afinal são miúdos normais! só precisam de uma carinho extra de vez e quando! ;)

Leonor Martins disse...

Para alunos especiais certamente que o destino os conduziu a um professor muito especial :D

Corduroy disse...

Hehehe Leonor. Pela parte que me toca, muito obrigado.

Release me disse...

Acredito que vai ser uma experiência muito rica para ti. Boa sorte nesse novo desafio!