PJ Harvey - down by the water 95'

28/09/07


PJ Harvey regressou às edições discográficas com White Chalk, mas a artista inglesa já faz parte da minha vida (musicalmente falando) há algum tempo. Tudo começou quando ouvi pela 1ª vez o excelente single "Down By The Water" do 3º álbum, To Bring You My Love. Mais uma vez e tal como aconteceu com muitas bandas, tomei conhecimento da existência musical de PJ Harvey através da MTV. A partir daí, tentei não só arranjar os álbuns da senhora, como também manter-me a par das notícias da senhora e de potenciais concertos no nosso país. Dos poucos concertos que a cantora deu no nosso país, já tive a oportunidade de a ver por duas vezes. A 1ª no Festival do Sudoeste em 2001 e a 2ª no Festival de Paredes de Coura em 2003.

Com a edição do seu 8º álbum de estúdio, a cantora demonstra estar em forma e capaz de ainda surpreender o mundo musical. Espera-se que a tour da cantora possa passar pelo nosso país, para podermos não só ouvir as novas músicas, mas também os seus clássicos, como é caso de "Down By The Water".

Se quiserem ouvir a minha música preferida da senhora, é só clicarem aqui.

The Cure em Portugal...

27/09/07

Acabo de ler esta notícia no site da Blitz... e quase me dava uma coisinha mã. Ando há um enchente de tempo para ver estes camandros ao vivo... e não é que eles vêm mesmo a Portugal. Mais uma vez, o único inconveniente é mesmo o concerto ser em Lisboa, mas como é num fim-de-semana não custa nada. E são os The Cure... carago!!!!

Já sonho em ouvir esta FENOMENÁSTICA música e ter uma espécie de orgasmo cósmico... hehehe.

Uiiii... e esta... jassuuss... o meu coração não aguenta!!!


Santana Lopes em grande...

Santana, se por acaso vires este post, ficas a saber que... estou contigo pá!!! Nem que seja uma única vez na vida... estiveste muito bem!!! Se tivessem mudado em directo para o Estádio do Fátima, ainda se compreendia... :D

Broken Social Scene presents Kevin Drew - safety bricks



Com a pausa dos Broken Social Scene, o músico canadiano Kevin Drew resolve editar o seu 1º álbum a solo. O resultado é um álbum chamado Spirit If... que mantém a veia indie-rock e chamber pop dos Broken Social Scene.
A música em posto de escuta hoje é a minha preferida do álbum e reflecte um pouco o meu estado de espiríto hoje... sonolento.

No myspace do rapaz está disponível para download a música "TbTf". É aproveitar enquanto se pode, pois se gostaram de ouvir "Safety Bricks", certamente irão gostar desta.

Eddie Vedder - society/ no more/ here's to the state

26/09/07


Hoje a música do dia... fica-se só pela música mesmo. Não há muitas palavras para escrever sobre o artista. O artista... é um GRANDE artista.... e mais nada!!!! A música pertence à banda-sonora do novo filme de Sean Penn, Into The Wild, composta na sua totalidade pelo vocalista dos Pearl Jam. Se a 1ª música é parte integrante da banda-sonora oficial do filme, a 2ª é um bónus da banda-sonora e foi gravada originalmente para um filme-documentário sobre um soldado americano que ficou tetraplégico na "invasão estúpida" ao Iraque por parte dos E.U.A.



A próxima música é uma brilhante versão do clássico Here's To The State of Mississipi de Phil Ochs. Uma versão bem actual re-escrita por Vedder. Uma voz bem activa na contestação à administração Bush... e não só.


Alunos Especiais

25/09/07


Pela 1ª vez na minha curtissíma carreira de docente de Ed. Física, tenho 2 turmas de alunos com N.E.E. (necessidades educativas especiais). Mais propriamente, surdos-mudos. Quando soube fiquei um pouco em estado de choque, pois uma coisa é ter tido Educação Especial na faculdade e outra, é ter posto em prática esses ensinamentos estando em contacto com as pessoas. Pois eu não tive esse contacto. E mesmo as aulas teóricas... foram uma valente merda, pois a professora apenas lá ia para ditar uns textos e a gente escrevia como se tivéssemos na primária. O que aprendi? Zero... nada... niente!!!

Passado uma semana desde o início das aulas, o choque passou. Passou porque me apercebi que vai ser um desafio bastante enriquecedor, pois acredito que eles vão aprender tanto comigo, como eu irei aprender com eles, e que muito me vai beneficiar num futuro próximo. Por exemplo, o meu conhecimento de lingua gestual há 2 semanas atrás, era zero. Neste momento já sei dizer "sentar", "percebes?", "posso ir à casa de banho fazer chi-chi"... Como podem ver, já estou a aprender.

Mas acima de tudo, e o que é mais gratificante para mim, é a forma como eles se divertem a fazer as aulas... juntamente com os outros alunos... como se não houvessem diferenças.

Calvin Harris - girls


O rapazinho escocês Calvin Harris recuperou o "disco" com o seu 1º álbum editado este ano, intitulado, I Created Disco. E ao que parece está a sair-se muito bem, e faz excelentes músicas como esta "The Girls".
E porque o videoclip está recheadinho de "girls", hoje a música do dia fica a cargo do video da música... que é excelente.

Preparem-se para bater esse pézinho... e quem sabe abanar essa anca...

God Is An Astronaut - new year's end

24/09/07


Os irlandeses God Is An Astronaut acabam de lançar o seu 3º álbum, chamado "Far From Refuge". Se por vezes uma boa voz e uma grande letra são essenciais para a criação de música com qualidade, estes irlandeses vêem contrariar essa regra, deixando-nos extasiados com a qualidade melodiosa das suas instrumentais canções. "New Year's End" é a minha favorita de um álbum que merece muitas e boas audições.

Os rapazes virão a Portugal em Outubro para 3 concertos. Dia 18 na Passos Manuel no Porto, dia 19 no Santiago Alquimista em Lisboa e no dia 20 no Centro de Artes de Portalegre.



Novo cantinho aqui do "je"

23/09/07

Pessoal.

Criei um novo blog. Desta vez, é dedicado inteiramente a uma outra paixão que tenho: a FOTOGRAFIA.
Neste blog, irão ser apenas exibidas fotografias tiradas por mim, e por isso, sempre que vos apetecer, passem por lá e digam de vossa justiça. Não sou profissional, nem uso máquina fotográfica de "grande calibre". Apenas uso a minha intuição e faço-a acontecer no momento.

Desafio

A convite do meu bom amigo e-friend Paulo, fui escolhido para mais um desafio.

De acordo com as explicações dele, o desafio consiste em “colocar um ou dois links de programas que nós gostávamos de ver quando éramos mais putos”. Desse modo estaremos a “recordar o passado e fazer lembrar alguns programas que na altura eram do melhor feito cá”. Em Portugal, leia-se. No final temos apenas de nomear 3 e-friends da nossa lista “ao calhas” para darem seguimento ao desafio.

Eu não tenho assim tantas memórias de programas portugueses que gostasse, pois os meus preferidos eram estrangeiros, como por exemplo:

Mas dos programas portugueses que adorava ver, o meu preferido era sem dúvida o Vitinho. Não sei se era por me chamar Vitor, mas lembro-me perfeitamente que só me deitava após visionar aquele "precioso" minuto que durava o programa.

Belas redordações...

Posto isto, passo o desafio aos seguintes 3 e-friends:

Björk - human behaviour 93'

21/09/07


"Björk é uma cantora que nasceu na Islândia e é bastante famosa no meio musical alternativo. É aclamada pelo seu experimentalismo musical e mundialmente reconhecida pela sua excentricidade. Chama a si várias referências, desde a música clássica até à electrónica mais extrema." (wikipédia)

Björk iniciou a sua carreira musical em várias bandas, mas só quando se mudou para Londres e iniciou uma carreira a solo, é que finalmente se tornou mais visivél. Com a edição do seu 2º álbum Debut (o 1º foi gravado em 1977, quando tinha apenas 12 anos), o sucesso no circuito alternativo foi imediato. O single "Human Behaviour" chegou mesmo a alcançar um 3º lugar no top 10 Britânico.

E foi através de "Human Behaviour" que a minha admiração por Björk começou. Mais uma vez, o veículo condutor foi a MTV, que passava incessantemente o videoclip da música.

A cantora conta já com 9 álbuns de estúdio, sendo o último Volta, que foi editado no decorrer de 2007.



Laranja Mecânica

E porque a RTP 1 está a exibir o filme neste momento, não posso deixar de dizer que este um dos meus filmes preferidos de sempre.

Laranja Mecânica



Nunca um filme tão ultra-violento foi tão belo e brilhante. É "um memorável espectáculo de extraordinárias imagens, música, palavras e sentimentos." (Vincent Canby, New York Times)
É um filme obrigatório para todos os apreciadores de bom cinema...

PS: e domingo temos o "Carteiro de Pablo Neruda", tb na RTP 1.

Bolas...

20/09/07


Os meus alunos quando me vêem a chegar às aulas com um saco de bolas, ficam todos contentes e dizem sempre:
"O professor trouxe as bolas... altamente."
Sempre que ouço isto, dá-me vontade de lhes dizer:
"Mas eu trago-as sempre comigo..."

É estúpido eu sei, mas não consigo evitar este pensamento.

(foto retirada do Jornal Record Online)

Se não fosses bom jogador e não te tivesses formado nas escolas do Sporting, levavas dois cachaços nesse pescoço pá... Isso faz-se???!!! :))

Turbonegro - boys from nowhere/ what is rock


Os Turbonegro já andam nestas andanças do rock n' roll há alguns aninhos, mas talvez ainda sejam desconhecidos de muita gente. Naturais da Noruega, os Turbonegro continuam a praticar o seu rock puro e duro bem ao jeito dos 80's mas sem aquelas fartas cabeleiras. Em 2007 regressaram com novo álbum, chamado "Retox", e mais uma vez deliciam-nos com grandes malhas de rock. "Boys from Nowhere" e "What is Rock" são a minha escolha para o dia de hoje.


P.S. - Estas duas músicas são para a Maria Struder... Ela pediu-me novidades de bandas antigas, por isso, aqui ficam duas bem ao estilo dela. Espero que gostes....

Shocking Pinks - this aching deal

19/09/07


Os Shocking Pinks vão editar o seu 1º álbum no fim deste mês, através da editora DFA de James Murphy dos LCD Soundsystem. Ao contrário dos LCD, os Shocking Pinks inserem-se mais na onda indie-rock, do que na electrónica. "This Aching Deal" foi a música escolhida para hoje.



Emissão Sonora em Braga

Apareçam... é de borla... e a música é muito boa!!!

Champions League

18/09/07


Boa sorte a todos os tugas participantes nesta edição da Champions League... principalmente para o meu Sporting claro!!!

Aerial - my god, it's full of stars


Os Aerial são uma banda de post-rock sueca, que editou neste ano o seu segundo álbum de originais, chamado "The Sentinel". "My god, it's full of stars" é o 1º single do álbum.


Semana da Juventude de Braga

17/09/07


A Semana da Juventude de Braga irá decorrer entre o dia 20 e 23 deste mês na Avenida Central em Braga, e aqui o "je" irá estar nos dois últimos dias (à tarde) para "dar música" aos participantes. Sim, sou o dj residente no fim-de-semana. Quem quiser ver o programa completo da Semana da Juventude, é só clicar aqui.
Se puderem, dêem um saltada até Braga e disfrutem das variadíssimas actividades que estão ao dispôr de qualquer um... e de borla!!!

PJ Harvey - when under ether


A SENHORA PJ Harvey está de volta às lides discográficas, com White Chalk. Como já vinha a ser "anunciado" nos últimos álbuns, PJ Harvey largou de vez as guitarras, e dedicou-se ao piano, tornando assim as suas canções mais intimistas e minimalistas. " When Under Ether" é a minha escolha para o dia de hoje.



14/09/07

Segunda-feira começam as aulas...
Vou-me preparar bem este fim-de-semana, para me mentalizar para aquilo que vão ser 9 meses de muito trabalho... e algumas chatices.

Bom fim-de-semana a todos.

Nine Inch Nails - hurt 94'


"Os Nine Inch Nails (NIN), são uma banda de Industrial-Rock americana idealizada pelo multi-instrumentista, Trent Reznor. " (Wikipédia). Sim, o mesmo que foi responsável pela vinda ao mundo da música de Marilyn Manson, e que colaborou com David Lynch na criação da banda-sonora de Lost Highway.

A música de hoje, foi a 1ª que ouvi dos NIN. Penso ter sido através do seu teledisco, que passou num programa da MTV. O vídeo era simplista e bastante dark. É uma versão ao vivo, o que ainda dá mais para captar o espirito da música, bem como a sua poderosa letra. "Hurt" ainda é hoje uma das músicas essenciais da banda nos seus concertos.

A banda conta já com 5 álbuns de estúdio, 1 ao vivo e 2 EP's e vieram ao nosso país pela 1 vez este ano para 3 concertos no Coliseu de Lisboa.


Que faço... ??


Hoje fui obrigado a arranjar um sitio melhor para guardar os meus jornais Blitz, que guardo religiosamente desde... 1995. Sim... Eu sou um daqueles maluquinhos que comprava o Blitz todas as terças. O problema é que já nem me lembrava de que tinha assim... tantooosssss jornais, e arranjar novo sítio para guardar aquilo tudo... não vai ser tarefa fácil.

Que faço com isto tudo?? Alguma ideia??


P.S. - Repararam na brilhante capa da blitz no ínicio do post...??? Data de 19 de Novembro de 1996. É a minha edição preferida... :))

Piada I

13/09/07

Num jardim encontravam-se duas estátuas, de frente uma para a outra. Uma feminina, outra masculina.

Um dia apareceu um anjo, que lhes disse:

- Como vocês têm sido duas estátuas exemplares, trazendo tanto deleite a quem vos contempla, vou-vos conceder 30 minutos de vida, para que possam durante esse tempo fazerem o que vos apetecer.

Assim que o anjo se calou, as estátuas ganharam vida.

Olharam uma para outra, sorriram e correram para trás duns arbustos. O anjo sorriu ao ouvir os seus risinhos, enquanto se ouvia o barulho dos arbustos e o restolhar das folhas. 15 minutos depois, as duas estátuas saíram de trás dos arbustos com uma expressão de grande satisfação.

O anjo ficou confuso e disse-lhes:

- Ainda têm mais 15 minutos! Não querem aproveitar esse tempo?

A estátua masculina olhou para a sua companheira e perguntou-lhe:

- Queres repetir?

Sorrindo, a estátua feminina respondeu:

- Claro! Mas desta vez seguras tu no pombo, e cago-lhe eu na cabeça!...

(piada recebida via e-mail)

Wraygunn - everything is gonna be ok


Os portugueses Wraygunn editaram este ano Shangri-la, o seu novissímo álbum. Mais uma vez, o rock n´roll e os blues são a base para todos os temas. O rock n´roll está vivo e de boa saúde em Portugal... e ainda bem!!!




Mestre Alves volta a atacar...

Depois de ter falado desta personagem do Oculto Português aqui e aqui, o Grande Mestre Alves está de volta à ribalta e com novas peripécias. Ora vejam...

Afinal... quem resolve é ele!!! Qual Quaresma, qual Liedson...

Já há pessoas a comprarem camisolas do FCP com o nome atrás a dizer:

MESTRE ALVES!!!

The Ghost Frequency - nightmare

12/09/07

Ainda não possuo muitas informações sobre esta banda inglesa, mas sei que para já, editou um ep, onde está incluido esta viciante "Nightmare".
Caso tenham gostado do som destes rapazaes, no myspace deles, podem fazer download gratuito de 3 músicas. É aproveitar enquanto se pode...

Mariquices da bola...

Já sei porque nunca dei jogador da bola... É só $&(&8/&%"* ...

Pinback - good to sea

11/09/07


Esta boa banda de San Diego está de volta aos discos com Autumn Of The Seraphs. É um álbum que sem trazer muitas novidades em relação aos anteriores, merece uma boa audição. "Good To Sea" é a minha música preferida do álbum.




O mundo segundo os americanos... de G.W. Bush!!!

10/09/07


Será que este mapa foge muito à verdade?? Eu duvido...

Band Of Horses - is there a ghost


Esta banda de Seattle lançou o seu 1º álbum em 2006, e logo ganhou admiração no universo indie-rock. O álbum chegou mesmo a fazer parte do meu top 10 de álbuns desse ano. Em 2007 regressam com Cease The Night e mais uma vez nos deliciam com um álbum de enorme qualidade. "Is There A Ghost" é simplesmente uma canção fabulosa... de um álbum... fabuloso.



Portugal no Mundial de Rugby

09/09/07

(foto retirada do Jornal Record online)

Pela 1ª vez na vida... vibrei a ver um jogo de Rugby.

Se até hoje o meu interesse pela modalidade era quase nula, a partir de hoje esse interesse é bem maior. É bem maior porque vi uma equipa que com todas as limitações que tem (são a única equipa amadora da competição) bateu-se sempre com grande garra, determinação e enorme força de vontade... para acima de tudo honrarem a camisola que vestem... a camisola do nosso país. Foi MUITO BONITO ver alguns jogadores da nossa selecção verterem algumas lágrimas quando se ouvia nos autifalantes o nosso Hino Nacional. Comoveu-me... Gente que não vive do Rugby... estar ali frente-a-frente a uma das selecções com maior tradição na modalidade e bater-se de igual para igual... como se as diferenças (que são bastantes) que existem entre ambas as selecções não fossem problema.

Perdemos, é certo. Mas é bom ver que sabemos jogar... e até marcar pontos. O momento do 1º e único ensaio da partida para Portugal foi sem dúvida brilhante e... fez HISTÓRIA. Foi um momento de grande emoção para mim. Gritei e rejubilei com aquele momento... pois ao ver a cara de enorme FELICIDADE dos jogadores de Portugal não me consegui conter. Até os vizinhos devem ter ouvido...



(foto retirada do Jornal O Público online)

No fim... tivemos direito a uma ovação em pé por parte dos 34.162 espectadores presentes no estádio... e acredito que muitos mais se levantaram e aplaudiram em suas casas a exibição da nossa selecção.

Força "Lobos" e dia 15 contra os "All Blacks" só peço mais um ensaio!!!

P.S. - Sr. Scolari, faça favor de pôr os seus jogadores a ver os jogos da nossa selecção de Rugby. Pode ser que eles aprendam... a suar mais pela camisola que vestem...

P.S. 2 - Já agora... também há que dar os parabéns à selecção nacional de Basquetebol pela excelente participação no Europeu de Basket. Resta agora vencer no último jogo da 2ª fase a sempre difícil e actual campeã da europa, a Grécia. História já foi feita... Mas será que fica por aqui? Tudo é possivél...

Vale sempre a pena lembrar...

Penso ser bastante útil esta informação sobre o que fazer com o óleo usado da cozinha. Leiam e passem a mensagem da forma que acharem melhor. O importante é consciencializar as pessoas a fazerem o melhor pelo nosso mundo... que é a nossa casa.

A que cidade pertenço...

08/09/07

You Belong in Amsterdam


A little old fashioned, a little modern - you're the best of both worlds. And so is Amsterdam.
Whether you want to be a squatter graffiti artist or a great novelist, Amsterdam has all that you want in Europe (in one small city).


Huuuummmm!!! Bingo...

Into The Wild

03/09/07

Ora aqui está um filme que não vou querer perder!!!

Se quiserem saber mais informações sobre este filme é só seguirem até até http://www.intothewild.com/


P.S. - e tem músicas do Eddie Vedder dos Pearl Jam.

Red Bull Air Race Porto/ Gaia 2007

O Red Bull Air Race foi certamente um dos maiores eventos desportivos que aconteceu no nosso país. Felizmente para mim, o evento realizou-se no Porto e em Gaia, o que permitiu que eu me pudesse deslocar ao evento e assistir a este magnifico espectáculo de perícia e... coragem.

Como não podia deixar de ser, levei a minha máquina fotográfica e por isso, deixo-vos ficar com algumas fotos e videos do último dia do evento.













Com as fotos e os vídeos que tirei, fiz uma pequena montagem em vídeo. Espero que gostem...


... e para o ano há mais. Pelo menos assim espero!!!

The Thrills - nothing changes around here


Os The Thrills editaram este ano o seu novissimo álbum Teenager e tem em "Nothing Changes Around Here" o seu 1º single. Para quem conhece e gosta dos registos anteriores desta banda irlandesa, certamente que irá gostar deste novo álbum, que mais uma vez nos traz uma pop refrescante recheada de excelentes melodias.