Ramones - havanna affair 76'/ rockaway beach 77'/ i wanna live 87'

12/07/07


A pergunta que se impõe neste momento é: "o que seria do rock n´roll se não existissem os Ramones?". A resposta eu não a sei ao certo, mas certo é que a minha vida não seria tão rica musicalmente, se eles nunca se tivessem lembrado de em 1974 comprar (roubar) uns instrumentos e resolverem tentar sacar uns sons de lá.

A 1ª vez que ouvi os Ramones, foi através do álbum It's Alive, que estava gravado numa k7. Olhei para o alinhamento e achei estranhissimo o facto de 27 músicas conseguirem caber numa k7 de 90m e ainda sobrar imenso espaço para outras gravações. Mesmo assim... lá fui ouvir. Andava eu na fase grunge e punk dos Green Day e Offspring, e aquilo soava-me... a brincadeira. Letras com um verso apenas e repetido 2 ou 3 x's, músicas com 3 acordes e aquela voz... que me parecia saída de uns desenhos animados. "Rockaway Beach" foi a 1ª música que ouvi, e a partir daí... tudo mudou. Estava completamente rendido. Aquilo passou a ser ouvido quase 24 sobre 24 horas no meu walkman.

Parafraseando Thurstoon Moore dos Sonic Youth em relação à 1ª vez que ouviu os Ramones, "como é que será o som destes gajos?... isto não é o que estava á espera... mas isto fazia-nos sentir bem de imediato". Nem mais. A primeira vez que ouvi algo dos Ramones fiquei... sem palavras. Tb não era nada do que estava á espera.


"Havana Affair" que pertence ao 1º álbum é sem dúvida um hino ao rock n' roll puro e duro e sem artificialismos. Para mim é melhor música punk de sempre.
"I Wanna Live" é das minhas preferidas dos últimos álbuns, que mostravam uns Ramones bem mais coesos, quer musicalmente, quer em termos de escrita, mas que já não fascinavam tanto.

E para quem diz que o punk começou com os Sex Pistols em 1977, engana-se... Blitzkrieg Bop, o 1º single dos Ramones em 1975 já ecoava nas cabeças dos junkies de New-York.

Hey! Ho! Let´s go!!!






10 comentários:

Tiago disse...

Se alguma vez existiram punks, eles foram os Ramones.
Concordo plenamente com a afirmação de Moore!!
Lembro-me perfeitamente da primeira vez que ouvi Ramones, lembrava-me de ouvir Blinks e por aí com as guitarras limpinhas e som bastante radio friendly. Quando ouvi Ramones apercebi-me que não tinha nada a ver, nada mesmo.
Não é ao acaso que quando ouço um álbum de Ramone me dá uma vontade enorme de cantar as letras, refrões no mínimo e me dá outra disposição. :D

Release me disse...

Uma grande banda, são uma referência!!

Célia disse...

Conheço pouco dos Ramones, mas gosto do Havana Affair! Fiquei a conhecer essa música através da versão dos RHCP e adorei ;)

Corduroy disse...

Nem mais Tiago. OS Ramones revolucionaram o meu conceito de punk na altura... e ainda bem!!!!

Meninas, Ramones é simplesmente um hino à música!!!

Maria Strüder disse...

Olaaaa=)
Só comecei a apreciar Ramones há pouco tempito e concordo totalmente contigo!

Fly disse...

Conheci Ramones, por volta de 1988, precisamente com o "It's Alive" que era, e é, um vinil duplo e que a malta tinha roubado(literalmente) da discografia do pai de uma amiga .
A primeira vez que o ouvi o album já ia quase no fim do lado A do 1º disco e eu pensava que ainda ia na 1ª música, só depois reparei que praticamente não há espaço entre as músicas e os acordes são quase sempre os mesmos em todos os temas.

abraço

P.S.
Agora estou a ouvir o It's Alive e a recordar os tempos de juventude.:)

"Sheena Is A Punk Rocker"

Eduardo Ramos disse...

Porque é que ao ouvi-los na minha cabeça soa a palavra Taxi e Chiclete?
:)

Jaleco disse...

"Hey ho...lets go...shoot him in the back now"!!! Q clássico :)

astuto disse...

Os Ramones são/foram grandes!! É algo incontornável!!

Somedy put something in my drink!

Grandes malucos... E nem sabiam tocar grande coisa, mas tinham uma coisa que se chama: genuidade.

Cumprimentos.

astuto disse...

"somebody"

:-(