Encerrados três sites portugueses de partilha de ficheiros

26/07/07


Segundo a edição do Jornal O Público de hoje, "Três sites portugueses que serviam de plataformas para pirataria informática e troca ilegal de ficheiros foram encerrados pelas autoridades nacionais numa operação que afectou 200 mil utilizadores, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Os sites www.zetuga.com, www.zemula.org e www.btuga.pt foram encerrados no decurso de uma operação conjunta da PJ e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizada ontem, que visava evitar "a reprodução de conteúdos protegidos por direitos de autor através da Internet, dando cumprimento a seis mandados de busca, em Ovar, Leiria e Lisboa"."

Pessoalmente, acho esta medida um pouco descabida e sem sucesso prático no futuro, pois, se hoje fecharam 3, amanhã abrem outras 3 ou mais.
Neste caso, custa-me acreditar que esta gente não tenha percebido ainda, que não é dessa forma que vão acabar com o flagelo da pirataria. Porque enquanto os preços absurdos e irrisórios dos cd's de música, dos jogos de computador, dvd's, material informático se mantiverem a praticar neste país, a pirataria continuará a existir.
Eu fico incrédulo como, num país como o nosso, eu tenha de pagar mais por um cd de música, do que num país como a Inglaterra, onde o salário mínimo é 3x's maior do que o nosso. E quem fala dos cd's de música, fala de muitas outras coisas.

Por isso, ou começam a baixar os preços... ou então não é assim que vão lá!!!

8 comentários:

Célia disse...

Concordo contigo... Isto não vai ter resultados práticos nenhuns!
Ok, fecharam 3 sites portugueses de torrents. E então? A Tv Cabo oferece-me 30 gigas de downloads internacionais por mês e de certeza que não é para consultar o email...

Eduardo Ramos disse...

eu ira dizer uma coisa parecida, canochinha, mas tu foste mais educada.
:)

E não é só a TvCabo! E as grandes superfícies comerciais? Vendem caixas de 100 CD's é para gravarmos as fotos da férias?
Pois!

Miss Alcor disse...

Concordo em absoluto contigo!
Os preços das coisas andam pela horinha da morte!
Ainda aqui há dias comprei o "Bleak House" que é um livro do Charles Dickens a 3,56€ (na versão inglesa original!). se eu quisesse um Eça deQueirós, não dava menos de 12/13€! É indecente!
Como é que é possível que o livro chegue a portugal, pague taxas de aeroporto, e custe menos que um livro imprimido aqui em portugal e ainda por cima de um autor portugês???
É indecente! E é por isso que as pessoas recorrem à pirataria! E fazem elas muito bem!
Se queres que te diga a verdade, só não tiro mais porque não posso. Os giga de downloads não me permitem!
Se fecharam 3 (e por acaso não usava nenhum!), abrirão 6 ou 12 nos próximos tempos!
Se fosse eu a eles estava mais preocupada com a pornografia que circula na net do que propriamente com os filmes e livros que são sacados todos os dias!

Fly disse...

Eu usava o Btuga e posso-te dizer que foi dos sites mais rápidos que conheci, sacava filmes numa hora, era pensar qual o filme que queria ver, meter a sacar à hora de almoço e passado 1 hora já o podia ver. Talvez fosse por isto que fecharam o site , pela velocidade de downloads que se atingia, 150 / 200 k.

Trópico disse...

Pelo que li havia negócio à mistura; não eram simples programas de partilha; só conheci em tempos o Btuga e acho que agora para instalares akilo pedem money...como outras versões que por aí andam....sms, códigos, etc...não são P2P genuínos...não acho mal nem bem, sei lá:)...desde que não...;))))
Abç

Paulo disse...

Subscrevo por inteiro a tua opinião! The hell with them!

Anónimo disse...

Tens toda a razão. E outra coisa triste desta história, é que a maior parte do $ que se dá por um cd não vai para a banda, mas sim, para quem a explora que são as empresas discográficas.

Anónimo disse...

Lamento informar-vos, mas desde 2004 que existe 1 Decreto de Lei (?64/2004?) que impõe taxa de Direitos de Autor para CDs e DVDs virgens... Ora se já pagámos a referida taxa, tudo o que for gravado em CD/DVD independentemente da sua origem, É LEGAL !!!