... e tudo Salazar levou!!!

27/03/07


Foi com grande consternação que recebi a noticicia da vitória de Salazar no concurso da RTP "os Grandes Portugueses". Consternação porquê??? Porque apesar de não ter vivido nessa época e ainda bem, parece que há muita gente com memória curta... ou então não sabe nada sobre a história recente do nosso país. Então um ditador é reconhecido como O GRANDE PORTUGUÊS!!!??? Mas aonde anda o nosso orgulho???
Sinceramente este resultado é um tiro na democracia e na liberdade deste país que muito custou a ganhar. É por estas que ás vezes tenho vergonha de ser português, e ainda por cima sabendo que a grande maioria dos que votaram em Salazar são jovens (muitos deles de extrema-direita claro) com idades compreendidas entre os 20 e os 30 como eu, em que lhes é incutido um certo brilhantismo da época do Estado Novo, em que tudo era perfeito e principalmente não havia desemprego. O que essas pessoas se esquecem, é que nessa altura também havia repressão, analfabetsimo, censura, etc...etc... Tudo isto parece pouco quando se põem os interesses pessoais á frente dos interesses de um país... que afinal de contas é o deles.

Tenho dito...

10 comentários:

Anónimo disse...

tristeza e vergonha.

Célia disse...

Corduroy, por acaso discordo contigo em alguns aspectos.
Primeiro, não sei se a grande maioria das pessoas que votaram em Salazar foram jovens. E digo isto porque o meu pai é do tipo de pessoa que se votasse, votava em Salazar. E acredito que, tal como ele, muitas pessoas que viveram nessa altura. Essas pessoas (na casa dos 50 para cima) não têm propriamente saudades da falta de liberdade que tinham, até porque o comum dos mortais, pessoas com a escolaridade da 4.ª classe, nem sabiam em que regime viviam (nunca tinham ouvido a palavra fascismo); essas pessoas sentem falta da segurança que havia na altura (a troco do quê, não me perguntes) e sentem falta da estabilidade no emprego e de outras coisas do género. Não penso que a maior parte das pessoas que votaram no Salazar sejam pró-Salazar, penso apenas que foi uma forma de mostrarem o seu descontentamento com as coisas prometidas pela democracia e que nunca se concretizaram. Quando eu olho para o meu país vejo precaridade de emprego, vejo insegurança, vejo corrupção.

Gosto muito de viver numa democracia, onde exista liberdade e nunca na minha vida quereria viver numa ditadura, até porque se isso acontecesse agora não poderia estar aqui a escrever. Talvez haja melhores formas de demonstrar o descontentamento com a situação actual, é certo. Mas também acho não devemos dramatizar o resultado deste concurso, apenas analisar os resultados de um ponto de vista crítico e construtivo.

Corduroy disse...

Olá Rui... é verdade, é triste.

Canochinha, concordo plenamente com o k disseste, embora continue acreditar que tenham sido muitos jovens a votar em Salazar. Como é óbvio outra grande faixa étaria que votou nele foram pessoas dos 50 para cima por causa dos factores que acima mencionaste e bem.
Eu não dramatizo a situação, mas fico triste quando sei k haviam mais e melhores portuguéses que mereciam estar em 1 lugar como por exemplo o pai da nossa pátria, D. Afonso Henriques que é o maior responsavél para se tenha discutido o título de quem é o Grande PORTUGUÊS... pois ele é o fundador de Portugal.

Mas isto foi apenas e só um concurso...

Pedro Javier Mazzoni disse...

Mas será que já ninguém neste país entende de estatística?
Será que em vez de debater quem é para os portugueses o maior português, ninguém fala em amostras auto seleccionadas?
É que este método usado neste caso, nada de científico tem...

Corduroy disse...

Sim tens razão Pedro... isto pode bem ter sido alguém a telefonar vezes sem conta para a msm pessoa... logo nada de ciéntifico tem.

Anónimo disse...

O que eu sei é que os anormais que escolheram salazar afinal até sabem o que é um VOTO...

Cientifico ou não fica provado que a anormalidade existe num grau muito maior do que era suposto.

Agora como sairá slazar na liga dos campeões dos maiores(piores) do mundo?

hitler, mussolini, estaline, pinochet, bush,kim jong II, franco... vai ser renhido...


Um abraço VK
[[]]

Release me disse...

Concordo com o que a canochinha disse, mas não deixo de estar surpreendida. Tudo bem que foi uma forma de protesto e tal, mas assumir estas proporções é angustiante! O meu avô foi torturado pela PIDE, se estivesse vivo tinha morrido no Domingo...

Corduroy disse...

Bia, eu tb concordo com aquilo que a Canochinha disse, mas como tu, tb não posso deixar de ficar encrédulo com aquela votação, por muito que ela não seja coerente. O país vai mal, mas daí a quererem o fascismo de volta...

Mas aquilo não passa de um concurso... e é assim que se deve pensar, até pk não cuvido que tenha havido uns quantos engraçadinhos que devem ter gasto um dinheirão a votar nesse sr...

Mais uma vez obrigada pela presença aqui no blog do "je".

Anónimo disse...

Bem...
:S

Corduroy disse...

Helena: não duvido k muita gente de extrema-direita tenha votado, mas sinceramente isso já nem me aquece nem me arrefece...foi algo k na altura mexeu cmgo, mas já passou..LOL!!! Mas não fikes a pensar que tou a deitar a culpa ao pessoal de extrema - direita, até pk isto não passou de um concurso.