Pearl Jam, digam a vossa justiça relativamente aos álbuns desta banda!

22/02/07



No site da revista Blitz online, saiu um artigo sobre os albuns de Pearl Jam, e como é óbvio não podia deixar de passar em claro esta oportunidade para divagar um pouco sobre os albuns e aquilo que os Pearl Jam representam para mim. Aqui fica na íntegra o meu comentário.


"Primeiro tenho k realçar o facto de alguém escrever um "artigo" sobre Pearl Jam, e ainda bem RiotAct que te lembraste disso, logo não posso deixar de te dar os parabéns.

Ora aqui vai. Tenho 26 anos e sou fã de Pearl Jam desde os 12...ou seja desde que ouvi os 1os acordes da Jeremy que a banda me cativou logo. E ao longo do tempo posso dizer que esta banda nunca me deixou ficar mal, e é por isso que a defendo e a vou defender sempre até ao fim. Hoje em dia há mta gente que simplesmente acha os Pearl Jam uma banda acabada e sem direito a grandes feitos, o que eu discordo completamente. "Acabada"??? De certeza que não estiveram nos concertos do Pav. Atlântico. Não tem direito a grandes feitos??? A única banda (mainstream) que conseguiu sobreviver á febre do grunge por si só merece uma enormissima ovação.

Mas tb sei ser humilde o suficiente para dizer que os Pearl Jam, já não têm aquela garra que os caracterizou em tempos, mesmo na fantástica voz do Ed...mas a qualidade..ela está sempre presente, e é por isso que cada espectáculo deles...é como se fosse o 1º. Vale bem a pena dar uns euritos para presenciar como deve ser uma banda em palco. Num concerto de Pearl Jam, a interação banda/ público é feita com o maior dos respeitos, e com a humildade que sempre caracterizou a banda.


Isto foi um pequeno á parte, e agora vou passar ao propósito deste artigo.


Em relação aos albuns de Pearl Jam, devo dizer que há uns que gosto mais do que os outros como é óbvio. Mas em todos tem o toque de qualidade de Mike, Stone, Ed, Jeff...ou seja, todos os albuns de PJ mantêm viva a chama rock pura e dura...sem grandes artificialismos. Para mim todos os albuns de PJ trazem sempre algo de novo, e em k se nota a evolução e a crescente maturidade da banda ao longo destes 17 anos.

Devo dizer que o "Santo Graal" dos albuns dos PJ é o seu 3º album, ou seja, o Vitalogy, que para mim é uma obra-prima, quer em termos de composição, quer em termos de letra. Músicas como Corduroy, Satan's bed, Not For You e Tremor Christ, se não são das melhores musicas alternativas alguma vez feitas, então eu, sinceramente nao percebo nada de música. É um album que carrega em si, um misto de raiva e melancolia, bem ao jeito deles.

Em realçaõ aos restantes albuns, O Ten, é o album k mais marcou, pois foi através dele k comecei a minha "viagem" no universo Pearl Jam. Músicas como Black, Oceans, Even Flow, Porch marcam klk um e não deixam ninguem indiferente á qualidade da banda.

O Vs é a par do Vitalogy um dos meus albuns preferidos. A garra, a raiva, a beleza das melodias e aquela voz....aquela voz que todos gostavam de ter e tentam imitar é simplesmente divinal. Músicas como Rearviewmirror, Rats, Go, Animal, Leash WMA são simplesmente brutais e que levam ao delirio klk um ao vivo. E a doce Indifference, que é sem dúvida uma das melhores baladas alguma vez feitas, propícia para ouvir num quarto escuro e "scream my lungs out".

No Code, é um album Indie perfeito, em que se nota um certo desacelera no som da banda, tornando-o mais introspectivo. Aconselho a quem não conhece e que gosta de indie rock.

Yield e Binaural, continuam a mostrar uma banda mais virada para o universo Indie do que para as grandes canções rock. Mas revela uns Pearl Jam mais coesos musicalmente e menos preocupados com as vendas.

Para finalizar, os 2 últimos albuns da banda, que saõ sem dúvida os mais politicos, revelam uns Pearl Jam preocupados com a evolução do seu país governado por um idiota, e que se está a afundar em guerras inutéis. Mas nem só de politica falam os ultimos albuns. Há músicas de esperança como Inside Job (Pearl Jam)e dedicatórias a amigos falecidos como Come Back (Pearl Jam), que é dedicado a Johnny Ramone.


Penso que se calhar me alonguei um pouco, mas tudo isto é pouco para falar de tão GRANDIOSA banda, que continua a oferecer aos seus fãs magnificos concertos e fantasticos albuns!!!"

1 comentários:

Anónimo disse...

Eis o que acho dos Pearl Jam:
http://opunknaoevermelho.blogspot.com/2006_09_01_archive.html

Cumprimentos!