Fotobiografia: Pearl Jam Through the Eye of Lance Mercer

01/02/07


Em colaboração com o colega, renomado fotógrafo de Seattle Charles Peterson , Lance Mercer em 1998 publicou o primeiro livro de fotos do Pearl Jam, "Place/Date". Mas havia muitas fotos que escaparam pelas fendas, um número delas que será visto na primavera no novo volume "5x1: Pearl Jam Through the Eye of Lance Mercer." O livro está á venda através do site dos Pearl Jam...e eu já o tenho e posso dizer que está fantástico!!!

"Eu estava sentado num arquivo de imagens por um tempo bem longo, e estava a tomar café com o[baixista dos Pearl Jam] Jeff [Ament]," Mercer diz à Billboard.com. "Nós estávamos conversando sobre como eu tinha todas essas imagens dos Pearl Jam que ninguém nunca viu, tipo todas essa coisas dos bastidores. E o Regan Hagar, membro da banda paralela dos Pearl Jam, (Brad) foi essencial em me empurrar pra frente. Eu estava tipo nesse espaço onde eu não estava certo sobre o que eu iria fazer fotograficamente. Então, entre esses dois e eu, a gente teve a idéia de montar o livro juntos."

"A coisa legal sobre isso é que o Regan e eu tivemos livre arbítrio pra montar isso antes mesmo de mostrar pra eles," Mercer continua. "Nós fizemos uma maquete, mas a gente esperou por um tempo longo -- nós passamos por milhares de imagens e várias seqüências diferentes de fotos, e chegamos numa. A gente vem trabalhando nela por mais de uma ano. Eu sou amigo deles, e na mistura, então não foi muito difícil aproximar-se deles nisso."

Perguntado sobre como o novo livro se diferencia do último, Mercer oferece, "É muito mais pessoal -- essa é a maior parte dele. Algumas coisas ao vivo, mas não tanto quanto o último. E outra coisa é que é muito mais feito na prática, e eu acho que é muito mais uma colaboração entre o Regan e eu. Pessoal é a chave, até no tamanho em que foi feito. Vai ser um livro de tamanho 8 x 10 (deve ser polegadas), assim as pessoas podem carregá-lo junto consigo nas mochilas." As imagen são do início ao meio dos anos 90 ("Não tem nada de super recente nele," Mercer observa).

Duas fotos em particular estão entre as favoritas do Mercer. "Tem uma onde o [guitarrista] Mike [McCready] está a dançar no quarto de hotel," Mercer diz.
"Pra mim, era um daqueles dias que foi um ponto de muadança pra mim, porque eles estavam confortáveis o suficiente comigo, de tal modo que eu podia apenas ficar junto deles nos seus quartos de hotel e tirar fotos deles fazendo essas coisas do dia-a-dia da tour. Tem outra onde o [vocalista] Eddie [Vedder] está a brincar com a filha do empresário, e é apenas um momento muito inocente. Eu realmente adoro essa foto -- eles estão no corredor. As suas guardas estavam baixas e eu pude pegar uns momentos realmente espontâneos."

Com "5X1" pronto para o lançamento, Mercer planeia outro livro. "Na verdade eu já vou saltar pra um outro livro sobre o cenário musical como um todo," ele diz. "Eu vou dar para o Regan todas as minhas fotos e deixá-lo escolhê-las. Eu tenho milhares de imagens. Pode ser do Malfunkshun aos Soundgarden, talvez algumas bandas punks, como os U-Men. Uma mistura bem eclética de coisas diferentes. E também uma chance pra bandas que não eram de Seattle -- há um monte."

Neste livro pode-se encontrar comentários de pessoas tão distintas como Ben Harper, Michael Stipe (REM), Bruce Springsteen, Cameron Crowe (Realizador de Cinema), Tim Robbins (Actor), Kelly Slater (Campeão de Surf), Pete Townshend (The Who) entre outros...

Para vos aguçar o apetite deixo aqui um sample daquilo que se pode encontar no livro!!











0 comentários: